IDP
Índice de distância do poder.
É um estudo que fala sobre a forma como cada pessoa se relaciona e se direciona ao seu superior: no ambiente de trabalho, vida familiar, e vida amorosa.
Foi até mesmo desenvolvido um ranking de nacionalidade entre quem tem maior e menor IDP.
No livro, “Fora de Série” de Malcolm Gladnel, da Editora Sextante (Outliers) é retratado alguns casos sobre como isso influência na cultura de cada nacionalidade. Como no caso de coreanos que tem alto IDP e são altamente respeitosos com superiores, com diversas maneiras e reverências para direcionar a palavra ou solicitar algo. Eles tem rígida inflexibilidade hierárquica.
São culturas diferentes e em determinados momentos podem realmente ser muito prejudiciais quando se precisa tomar decisões rápidas ou trabalhar em equipe. Nessas situações essa demasiada ênfase nas reverências,no respeito e até mesmo não poder olha olho-no-olho pode levar a uma demora grande e consequências desastrosas.
Por tal razão existe no ensino uma forma de criação chamado aprendizado orquestrado, que faz com que a criança seja incitar os mais velhos, autoridades, superiores hierárquicos, desde pequeno. Não existe mais o intermediário que são os pais quando a criança está em consulta médica, a própria criança ganha voz. Para ela aprender a tratar de igual para igual, aprender que não precisam de muleta (os pais) para que sejam seu intermediário e que podem buscar por sua conta e risco as respostas que precisam para seus problemas.
Na cultura latina ainda predomina o aprendizado não orquestrado. Isso é cultural, uma vez, que vemos que os filhos saem de casa apenas quando casam, ou depois dos 30/35 ou 40 anos. Eles não aprendem a andar sozinhos, e quando saem, é casado, e vão ter as esposas como outras intermediárias.
Nas culturas com baixo IDP vemos a independência econômica, pessoal, amorosa e de acomodação logo aos 19/19 ou 20 anos de idade, quando deixam a casa dos país, cortam o cordão umbilical e caem na vida, no mundo, no mercado de trabalho e viram cidadãos do mundo.
Ronaldo
Conheça o mundo com a Beetrip Intercâmbio e Viagens
www.beetrip.com.br
quarta-feira, maio 02, 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário