domingo, abril 22, 2012

Livro verde Matacão, Uma lenda Tropical


Through the arc of the rain forest
Karen Tei Yamashita

Muito boa a capa, adorei

 Para quem leu esse livro verde da escritora nissei que mora nos EUA e escreve sobre a passagem de Kazumassa, um Japonês dos mais tradicionais que vive no Japão e tão logo se torna no mais tradicional status quo da sociedade nipônica mais um trabalhador como tantos, dedicado, leal e trabalhador. Mas um tanto quanto uma panela de pressão humana sufocado por essa pressão social imposta. Trabalhando no metrô japonês durante um tempo, fazendo sempre a mesma coisa e fadado a ser uma pequena peça da máquina Japão e consequentemente uma peça da sociedade global, chamada mundo, trabalhando sempre pensando no coletivo e nunca no individual.

 O interessante desse personagem principal, é oque está nas entrelinhas.

 No livro ele é um estranho personagem com uma bola que gira em torno de si, e ela é como um amigo (mascote) que ajuda ele nos diversis desafios da vida.

 O que não está explicito é que essa bola não é algo que gira em torno dele, e sim uma bola que está dentro dele. Um nódulo que está em seu corpo e que está se desenvolvendo conforme ele vai amadurecendo, un câncer. Ao invés de uma bola que é o fiel amigo dele a bola é algo estranho no seu corpo que está na verdade o matando. E todas as conquista expostas no livro como uma vitória graças a ajuda de sua bola na verdade é o impulso dele querer vivênciar mais um pouco do que resta de vida realizando e vencendo desafios, por causa dessa bola que está tirando a vida.

 A bem sucedida carreira no metrô do Japão, a mudança de vida para o Brasil, o desapego ao dinheiro da loteria, tudo mostra que ele está vivendo cada dia como seu último dia. Quase no final quando está rodando pelo Brasil com sua bola em busca do plástico do matacão, mostra sua deseperada busca por seu objetivos, ele já não tem mais endereço nem ao menos da notícias aos amigos, pois se isola e a cada dia sua maior certeza é que de seu objetivo é voltar a quem ele ama, mas não consegue encarar esse fatítico destino de ter que voltar com um prazo de validade.

 A bola é um paradoxo entre suas vitórias e suas derrotas, ela impulsiona a ele enfrentar os desafios pois ela impõe um deadline. Ela é seu melhor amigo, mas também seu maior inimigo, faz com que ele se mexa, e depois lhe tira a vida.

Ronaldo Aizawa

Conheça o mundo com a Beetrip Intercâmbio e Viagens www.beetrip.com.br

Nenhum comentário: